As melhores dietas para Fígado Gordo – Gordura no Fígado

gordura no figado

Se sofre de fígado gordo (excesso de gordura no fígado), então para si todos os dias é uma luta contra os alimentos que pode ou não comer. Mais, várias vezes se pergunta como surge? Qual o tratamento? Qual a melhor dieta para fígado gordo? Devo mudar o estilo de vida? Vamos ajudá-lo e orientar a sua alimentação para esta dieta do fígado gordo!

Quanto à presença de gordura no fígado, é normal, mas em pequena quantidade. Um valor de 5 até 10% acima do peso normal do órgão, pode significar problemas de fígado! Nalguns casos, complicações graves! Mas descanse, pois há tratamentos, médicos e naturais (dieta para fígado gordo), que podem ajudar a reverter a doença!

O que é fígado gordo – gordura no fígado?

Doenças no fígado podem ter predomínio na hereditariedade, bem como no alcoolismo. Mas há outros fatores que podem desenvolver, prejudicar e agravar a doença fígado gordo, como hepatite C, demasiado ferro no sangue, ser obeso, e a dieta!

Mas é principalmente a doença não alcoólica a responsável pelo fígado gordo. Há mesmo quem sofra de fígado gordo saudável que nunca desenvolve complicações; mesmo não sendo normal!

Sintomas de excesso de gordura no fígado

Normalmente não há nenhuns! É uma doença silenciosa que apenas se manifesta em casos mais avançados, e nesse caso pode ser: dor na região abdominal direita, fadiga, perda de peso.

Como saber se tenho Fígado Gordo?

Pode fazer exames diagnósticos, como análises ao sangue, exames como Tomografia Computorizada ou Ressonância Magnética. Também é possível efetuar uma biópsia ao fígado. Através dessas análises, o médico irá avaliar os parâmetros e verificar se existe alguma complicação associada ao desenvolvimento de Fígado Gordo.

Como tratar Fígado Gordo?

São vários os tratamentos, tanto convencionais (medicamentos) como homeopáticos (naturais, como dieta). Assim, há que tratar as condições associadas, como diabetes; melhorar a resistência à insulina, praticar exercício físico, e até mesmo perder peso.

Nos últimos anos tem-se desenvolvido vários tratamentos para o fígado gordo, como dietas de limpeza, dietas para fígado gordo, bem como comer mais alimentos desintoxicantes! Além claro das mudanças de estilo de vida!

Foquemo-nos nas melhores dietas e mudança de estilos de vida para o tratamento e redução da gordura no fígado!

Assim deve de deixar de beber álcool. Deixar de fumar. Perder peso, lentamente até chegar seu peso ideal. Praticar exercício físico moderado. Manter os níveis de colesterol baixos. Manter os níveis de açúcar no sangue controlados. Evitar comer comidas de plástico, e assim fazer uma dieta saudável!

Dietas para tratar o fígado gordo

Se não sabe o que pode e não pode comer quando tem gordura no fígado, e como fazer para reduzir esse excesso, veja aqui estas indicações e as listas de alimentos que deve evitar e que deve consumir, assim como uma dieta que pode praticar para esta doença.

Comidas a Evitar

Visto a doença do fígado gordo poder ser associada à nossa comida, então há que retirar de nossa dieta alguns alimentos como:

  • Açúcar – além de ser ruim para o fígado, também provoca obesidade e diabetes. Assim, corte nas comidas ricas em açúcar. Tenha ainda cuidado com os açúcares escondidos em molhos de saladas, ketchup, etc.
  • Alimentos com frutose – açúcar natural presente nos frutos doces. No entanto nos temos modernos as empresas usam xarope de frutose como alternativa barata ao açúcar de cana. Enquanto os grãos contém frutose, em pequenas quantidades, refrigerantes têm mais 30 vezes que eles. Assim há que evitar produtos adoçados artificialmente, bem como frutos enlatados ou secos. Opte por bananas, kiwi e citrinos, que têm pouca frutose.
  • Alimentos ricos em carbo hidratos simples  – contribuem para diabetes, obesidade e fígado gordo. Assim deve evitar pão branco, massa simples, snacks (bolachas, batata frita, biscoitos). Pois estes são apenas comidas processadas aos quais retiraram seus ingredientes bons.
  • Gorduras Saturadas – são as gorduras más. Pois levam à acumulação de gordura no fígado, devido aos seus níveis elevados no sangue e à obesidade.
  • Carnes Vermelhas

Comidas a Incluir

Assim, para combater o excesso de gordura no fígado, deve incluir em sua dieta para fígado gordo alimentos mais amigos do fígado. Assim irá promove a boa saúde dele com:

  • Proteína – essencial na dieta. Pois deve comer mais carnes brancas e peixes ricos em ómega 3, bem como outras fontes de proteína. Como por exemplo: frango do campo, salmão, atum, sardinhas, ovos, frutos secos, legumes, queijo magro.
  • Gorduras Boas – gorduras monoinsaturadas e ómega 3 protegem o fígado da doença gorda! Além dos frutos secos e dos peixes mencionados acima, também o azeite é uma boa fonte.
  • Carbo Hidratos Complexos – são parte essencial de sua dieta, pois estes são menos processados, e sempre que possível orgânicos. Pão integral, cereais integrais, aveia, arroz integral, legumes, quinoa, batata-doce.
  • Antioxidantes – ajudam a limpar seu organismo e reduzir a inflamação do fígado gordo. Estes existem na maioria dos alimentos, mas principalmente em alimentos frescos. Mas principalmente vitamina E e ácido alfa lipóico encontram-se nos frutos secos, sementes e vegetais.

Veja também: As melhores dietas detox

Dieta Mediterrânica para reduzir gordura no fígado

Não é uma dieta criada especificamente para quem sofre de fígado gordo, mas combina comidas que ajudem a reduzir a gordura no seu fígado como: peixe, frutas, vegetais, frutos secos, azeite, gorduras ricas em ómega 3, gorduras monoinsaturadas.

Consulte o nosso artigo de Tudo sobre a Dieta Mediterrânica para saber como praticá-la.

Veja também:

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *