10 alimentos saudáveis e segredos para substituir os doces e ainda emagrecer

sorvete de iogurte

Os doces são um grande inimigo quando se pretende perder peso! Mas existem outros alimentos, saudáveis, também saborosos, que podem substituir os doces, e ainda evitam o ganho de peso!

Veja aqui esta lista de 10 alimentos e ainda alguns segredos para cortar a vontade de comer doces, e assim alimentar-se de uma forma mais saudável e ainda perdendo peso.

1. Frozen Yogurt

Se está desejoso por sorvetes, e doces, prove os frozen yogurt! São uma ótima alternativa aos doces, e ainda tem a vantagem de não conterem glúten, para não falar das poucas calorias que possuem, e ainda 0% de matéria gorda! É um “doce” saudável, que não engorda como os outros doces cheios de açúcar, e ainda possui um alto valor nutricional. Pode acompanhar este sorvete com frutas da estação, fica ótimo!

2. Frutos Secos

É uma forma de combater a sua forte vontade por doces! Se está desejoso de atacar os doces, experimente comer uns frutos secos, principalmente as nozes, castanhas e amêndoas! Tente que não contenham, ou que tenham muito pouco sal! Porém, não exagere na dose de frutos secos, existem alguns bastante calóricos! Tenha cuidado…

3. Chás

Qualquer chá no geral, pode ser um excelente para perder peso, porém, também são ótimos para controlar o desejo por doces. Um chá com propriedades calmantes, como é o exemplo de melissa ou camomila, é excelente para controlar esse apetite. Evite o açúcar nos chás, existem chás com sabor agradável mesmo sem açúcar… Ainda assim, se não consegue mesmo beber o chá sem açúcar, e não quer evitar o chá, pode experimentar meia colher de sobremesa de mel para adoçar o seu chá.

4. Banana com Canela

Receita clássica, saudável e muito saborosa! É tão simples como cortar uma banana em pedacinhos, e juntar canela. Pode ainda aquecer a banana no micro ondas e pode ficar ainda melhor, dependendo do seu gosto. A banana é um fruto excelente para anular a sua vontade de atacar os doces… Para além disso, a canela é ainda um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, acelerando desta forma o seu metabolismo, ajudando na perda de peso.

5. Gelatina

É o melhor doce que pode comer para perder peso! Para além de que nem é considerado exatamente um doce por conter muito poucas calorias. A gelatina é bastante saborosa, e ainda contém proteínas que ajudam a renovar o colagénio. A gelatina é ainda capaz de reduzir os níveis de colesterol e ainda controla os níveis de açúcar no sangue. Devido às suas proteínas, a gelatina fortalece os ossos e ajuda na prevenção da osteoporose. Obviamente que deve de escolher as gelatinas “diet” e “light” que são livres de açúcares, mas ainda assim muito saborosas!

6. Pêra no Forno

É delícioso e uma excelente alternativa aos doces! Esqueça os doces, a pêra no forno é ainda melhor que isso! Corte a pêra em vários pedaços (4 ou mais), e coloque-a no forno durante alguns minutos. Quando a pêra estiver a ficar mole, pode retira-la e espere que fique à temperatura ambiente… Pode ainda colocar POUCAS (ou nenhumas) pingas de mel, para adoçar um pouco… É excelente para comer depois do almoço ou do jantar.

7. ÁGUA!

Importante a todos os níveis! Aliás, aconselhamos a ler o nosso artigo sobre a importância da água na nossa alimentação. Muitas vezes pensa que tem fome, mas é só o seu cérebro a pedir açúcar, porque na verdade você pode nem ter fome, e até já ter acabado de comer… Experimente beber água para manter o seu estômago ocupado e cheio com algo… Pode ajudar a esquecer os doces e ainda ajuda a emagrecer.

8. Salada de Frutas

A fruta é sempre saudável e ótima de se comer! E algumas frutas são ainda, ótimas para ajudar a emagrecer. Para evitar os doces, seria bom você comer primeiro umas frutas… São deliciosas e ajudam a esquecer os doces. Uma ótima opção será fazer uma salada de frutas!

9. Uva Congelada

Uva congelada é tão saborosa como estar comendo um picolé de uva! É uma bom truque para evitar os doces, e ainda assim se deliciar com fruta saudável. É muito fácil fazer, basta colocar as uvas sem as sementes no congelador, e esperar algumas horas. Pode comer as uvas depois das refeições, como um docinho pós refeição. Se gosta de uva, vai adorar essa dica!

10. Mascar goma

Esqueça essa sua fome! Você só precisa manter a sua boca ocupada ou fazer com que o seu cérebro se esqueça que você quer açúcar! Uma boa opção para isso é mascar goma (sem açúcar claro!). Desta forma, você mantém a sua boca ocupada, mascando a goma… Movimentando os seus maxilares, transmite a informação ao seu cérebro de que está mastigando algo e que está a comer, portanto o cérebro pára de enviar informação para você a indicar que tem fome!

Veja também:

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *