As melhores dietas para cólicas ou dores de barriga
Dores de barriga ou cólicas provocam umas dores insuportáveis e mesmo a pensar nesse aspeto, vamos dar para você os truques e dicas essenciais para as melhores dietas quando está com dores de barriga fortes.
Você sabia que a alimentação é um dos principais responsáveis pelas cólicas intestinais correto? Portanto, vamos lá alterar esse cardápio e praticar uma das melhores dietas para cólicas e dores de barriga… Mas antes de mais, devemos procurar qual a fonte da dor de barriga e tentar evitar esses alimentos para que não tenhamos que passar por essa situação novamente no futuro.
Alimentos e situações que causam cólicas e dores de barriga
Quando tem cólicas, a barriga incha como se não houvesse amanhã, então uma das melhores dicas para combater esse inchaço é a ingestão de leite e iogurtes! Porém, tenha cuidado! A ingestão excessiva de leite também pode causar cólicas e se as suas dores de barriga são derivadas a uma ingestão de leite, não deve ingerir mais leite e verificar a situação, uma vez que pode ser intolerante à lactose.
A ingestão de alimentos com uma temperatura gelada ou que estejam com o prazo ultrapassado também podem ser uma causa de cólicas intestinais. Assim como ingerir alimentos a uma velocidade muito rápida também é meio caminho andado para que umas horas mais tarde comece a sentir um enorme desconforto na região da barriga e a dor se comece a aproximar e muito provavelmente essa dor de barriga será acompanhada de uma diarreia que o irá obrigar a levantar da cama para ir ao banheiro!
Veja também: As melhores dietas para parar a diarreia
Por vezes também pode acontecer o aparecimento de dores de barriga durante a noite. Se comer alguns minutos antes de ir dormir, principalmente alimentos com chocolate, gordurosos, etc, é muito provável que o seu sono seja interrompido dentro de algumas horas com uma forte dor de barriga que quase dá vontade vomitar! Tente evitar isso, e não coma muito quando está próxima da hora de dormir. Se estiver com sono e ao mesmo tempo fome, e quiser comer algo antes de dormir, procure uma peça de fruta, um iogurte, uma gelatina ou um copo de leite (atenção à intolerância à lactose), entre outros…
Contudo, as cólicas não têm só a ver com a alimentação ok? No caso das mulheres é bastante frequente por causa da menstruação e situações de stress, nervosismo e ansiedade também provocam as cólicas. Contudo com as melhores dietas para cólicas, tudo se resolve!
Veja também: Como curar cólicas menstruais
Dicas para passar as dores de barriga
Beber bastante água, chá de camomila e evitar alimentos gordurosos é um dos princípios gerais das melhores dietas para cólicas e dores de barriga. Não há muito a fazer para as cólicas senão começar por adotar uma alimentação mais saudável, rica em frutas e legumes.
Outra dica muito utilizada nas melhores dietas para combater as cólicas e as dores de barriga é a respiração profunda num ambiente confortável. Esta é a melhor forma de controlar algumas dores causadas pelas cólicas. A prática de exercício físico também é uma parte complementar das melhores dietas para cólicas, caso o seu problema não estiver diretamente relacionado com os músculos. Massajar a área da barriga que lhe dói é um bom ponto de partida para reduzir as cólicas e as dores.
Ainda sobre a ingestão de alimentos, para ser uma das melhores dietas para cólicas é fundamental evitar águas ou refrigerantes com gás, produtos que contenham cafeína e bebidas alcoólica nem vê-las.
Truques para aliviar dores de barriga e cólicas intestinais
Depois de uma alimentação suave e equilibrada, todas as soluções naturais são bem-vindas para complementar as melhores dietas para cólicas e dores de barriga. Pode ainda experimentar colocar compressas de água quente nas costas ou um pano húmido na testa, que normalmente aliviam as dores.
Se tiver oportunidade para tal, liberte a quantidade de gases que estejam no seu interior. Desta forma vai conseguir diminuir o inchaço da barriga, diminuir as dores e a sensação de desconforto. Se porventura tiver oportunidade mas não estiver a conseguir, faça pequenas caminhadas e pratique algum exercício físico. Acredite que vale a pena experimentar!
Além de praticar as melhores dietas para cólicas, convém perceber como é que as cólicas surgem no seu corpo. Se costuma beber leite normal, troque por leite sem lactose. Experimente beber mais líquidos durante o dia e evite as fibras não solúveis. Se desconfia que tem algum tipo de intolerância, evite consumir esses mesmos alimentos e comprove as diferenças!
Com estas pequenas dicas acreditamos que vá melhorar o seu sistema e evitar sofrer de tantas cólicas.
Relativamente a medicamentos para cólicas, é verdade que eles existem, mas a relação risco/benefício não é vantajosa para os seus utilizadores! É muito mais vantajoso fazer uma alimentação correta do que recorrer a medicamentos. Por isso, o nosso lema é informá-lo das melhores dietas que pode praticar e se porventura, se com estas dicas de alimentação e estilo de vida saudável não resolver o seu problema, aconselhamos a visitar um médico!