As melhores dietas para combater a azia
A azia é uma sensação de ardor horrível no estômago e nem dá para acreditar que segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 20 milhões de brasileiros sofre de azia!
Hoje vamos mostrar para você quais são as melhores dietas para combater e parar a azia.
Em primeiro lugar e para entender quais os melhores alimentos de uma dieta para aliviar a azia, é muito importante entender como funciona todo este processo que provoca um ardor por dentro e porquê que isso acontece! Todos estes sintomas têm a ver com o funcionamento da válvula do ácido gástricos que a gente tem no estômago, ela não se fica apenas pelo estômago, insiste em subir para o esôfago provocando aquela sensação de má digestão.
Contudo, não há nada melhor do que tratar essa azia com uma das melhores dietas para combater a azia! Comer de três em três horas e mastigar muito bem os alimentos é algo que faz parte de qualquer tipo de dieta, mas para combater este problema de saúde, é uma das melhores dicas para facilitar a formação do bolo alimentar e a digestão!
Alimentos que pioram e alimentos que melhoram a azia
As melhores dietas para combater a azia são aquelas em que procuramos alimentos que nos ajudem a diminuir o desconforto no estômago! Por isso mesmo, se quer saber o que comer para não sentir mais esse desconforto ou para eliminá-lo, saiba deve incluir os seguintes alimentos no seu cardápio: O pão integral, a hortelã também é ótima para acalmar o estômago, pode sempre ingerir uma xícara de chá antes das refeições para aliviar os sintomas, maças sem casca para não serem tão agressivas, bananas que além de docinhas são bastante consistentes para acabar com a azia e com a diarreia, a sardinha é um dos alimentos mais procurados e usados nas melhores dietas que acabam com a azia, uma vez que são excelentes fontes de ómega 3, são mais baratas que o salmão e funciona também como um anti-inflamatório.
Se sente muita azia, também é recomendado e aconselhando e muitas dietas evitar completamente alimentos com glúten!
Veja também: Lista de alimentos COM e SEM glúten
Iogurtes também se deve evitar enquanto sentir este desconforto no estômago, ou se pretende comer algum, procure os iogurtes sem lactose. Alimentos com picantes, piri-piri, azeite e outras substâncias que provoquem ardor também devem ser evitadas uma vez que podem piorar ou desenvolver casos de azia! O tomate, alimentos fritos, café e álcool são substâncias que também provocam azia.
Em contrapartida, muitas pessoas pensam que algumas frutas ácidas como o limão e as laranjas ainda pioram a sensação de azia, mas hoje trazemos uma novidade: Apesar de serem ácidos, estes dois alimentos quando chegam ao estômago, têm a capacidade de neutralizar o excesso de ácido lá existente e ainda evitam a produção excessiva de ácido no estômago. Por isso, laranja e limão para a azia é uma excelente ideia!
Em relação aos chás para a azia, o de camomila e de alecrim são chás à base de plantas que atenuam as dores da azia, acalmam o estômago e diminuem a irritação das paredes do esófago.
O arroz também é bastante benéfico nesta situação, uma vez que através das suas fibras consegue causar maior sensação de saciedade o que controla os níveis do ácido clorídrico no estômago.
Uma fruta que também é eficaz e infalível no combate ao alívio da azia é a pêra! Comer uma pêra (com casca) ou fazer um suco natural de pêra é uma excelente medida para combater a azia! Ao chegar ao estômago, a pêra vai reduzir os níveis de ácidos no estômago e desta vez provocar uma diminuição da sensação de ardor no interior do seu estômago que parece subir até à garganta.
Como pode ver, o tratamento para a azia à base da alimentação passam apenas por uma boa escolha daquilo que comemos assim como das quantidades e da forma como comemos. Por vezes não ingerimos alimentos a pensar que nos fazem mal e afinal de contas até têm um certo controlo na formação do ácido no estômago, como é o caso do limão que muitas pessoas pensam que piora a situação mas na verdade melhora!
Dicas para evitar a azia
Agora que já sabe o que pode e não pode comer para a azia, precisa de alguns truques e dicas para complementar o seu conhecimento sobre a azia Assim, para não correr o risco de ficar com azia, deve evitar beber água durante as refeições, se possível beba antes ou depois, tendo em conta que a água pode facilitar o retorno da comida e consequentemente a azia. Se possível evite comer sopa à noite antes de se deitar, ou então, em vez de evitar a sopa, experimente fazê-la mas não coloque azeite. Quase de certeza que não irá sentir azia no final da refeição nas nas horas seguintes!
De momento não tenho comentários a fazer gostaria que me enviasse receitas para emagrecer