Dieta baixa em calorias pode engordar

barriga gorda

 

Deve ser raro o caso de quem goste de estar “proibido” de comer algo! Principalmente quando se encontra em dieta, é difícil aceitar a ideia de que não poderá comer tanto… Dizem que, para perder peso, o mais aconselhado é restringir as calorias que ingere… E na verdade, este tipo de dietas baixas em calorias, até são eficazes e funcionam quase de imediato, mas também é verdade, que ao mínimo deslize o esforço vá todo em vão…

Quando se começa a fazer dieta, é a primeira ideia que temos: “Reduzir o consumo de calorias”! Mas essa redução da quantidade de calorias pode não ser favorável ao nosso organismo, e em vez de emagrecer, engorda mais!

Uma dieta baixa em calorias não é certamente a melhor dieta para conseguir emagrecer… Antes de mais, saiba como funciona o nosso corpo:

Como funciona o nosso corpo:

É importante saber como funciona o nosso organismo para explicar tudo!
Para funcionar, o nosso corpo precisa de energia! É vital! Só o próprio respirar de cada um de nós, já consome energia… Toda essa energia vem dos alimentos que ingerimos, que logo após serem ingeridos, vão para o estômago, onde são digeridos e transformados em moléculas essenciais para o nosso organismo, que é a glicose…

Quando os níveis de açúcar (glicose), no sangue, estão baixos, sentimos fome… E o instinto “obriga-nos” a ir buscar comida… E hoje em dia, é “fácil” ter acesso à comida… Principalmente a comida “gorda”. Basta ir ao frigorífico ou à dispensa para ter acesso a umas bolachas, queijos, manteigas, refrigerantes, alimentos ricos em açúcar, etc…

Algo que também “convida” a ingerir mais alimentos, é o estresse que muitas pessoas passam no dia a dia. O elevado estresse, faz com que os níveis de cortisol subam, o que faz com que o cérebro “queime” mais energia e mais glicose, e por consequência, sinta mais fome!

Só reduzir calorias, não é bom para emagrecer, e prejudica o seu corpo!

Se está em dieta, e está a restringir a quantidade de calorias que ingere, no fundo, o que está a fazer, é a estressar ainda mais o seu organismo, contrariando aquilo que ele foi programado a fazer: Receber comida! Ao cortar na quantidade de calorias, vai aumentar a produção de cortisol, e a sua fome vai aumentar…

Algo que também é feito quando se está em regime de dieta, é consumir com abundancia bebidas e comidas “light” ou “diet”, que são realmente baixas em calorias, mas abundantes em produtos químicos, que vão estressar o organismo por serem de difícil digestão e de não terem os nutrientes todos que o corpo necessita.

Para além de cortar nas calorias que o corpo necessita para ter energia, ainda há quem faça exercício físico, mais do que aquilo que o corpo está habituado, porque ajuda a emagrecer… (Sim, é verdade que ajuda!). Mas desta forma, da próxima vez o corpo “já sabe” que lhe está a fornecer pouca energia e que a está a gastar em exercício físico, então, a pouca energia que receber, ele vai guardar em forma de gordura, para quando for necessário gastar (p.ex em mais exercício físico), tenha algumas reservar de energia.

Por isso é que uma dieta baixa em calorias, vai levar ao aumento de peso! Para além disso também causa uma desregulação hormonal no seu organismo. 

Quando pensar em fazer uma dieta, pense que o seu corpo precisa de calorias, precisa de energia! Isto não quer dizer que deva comer alimentos calóricos e gordurosos… Nada disso! A fruta é um excelente alimento, com uma boa quantidade de calorias e nutrientes, que não engorda da mesma forma que os bolos, por exemplo…

Para emagrecer necessita de gastar mais calorias do que aquelas que consome, isso é certo… Mas tem um mínimo de calorias diário (dependendo de pessoa para pessoa), que deve de ser respeitado! Em caso contrário, vai engordar pelas razões aqui explicadas.

Para saber quais as calorias ideais que deve ingerir por dia para emagrecer, pode ler este artigo: Quantas calorias devo ingerir por dia para perder peso? (COM CALCULADORA)

Veja também:

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *