Dieta para combater a obstipação – prisão de ventre (Com cardápio)

dieta para obstipação

 

A obstipação ou prisão de ventre é um problema mais comum do que aquilo que se possa pensar, e afeta um elevado número de pessoas, sendo que esse número tem vindo a crescer cada vez mais!

Principalmente as pessoas que passam por este problema, sabem como é complicado viver com a sensação de inchaço e a dificuldade de evacuar.

Quem sofre de obstipação ou prisão de ventre, tem um problema de desregulamento de trânsito intestinal. Veja aqui neste artigo, que dieta deve seguir para combater e deixar de ter obstipação – prisão de ventre.

É considerada obstipação, quando está vários dias (3 dias ou mais), sem evacuar, as fezes apresentam-se duras e difíceis de sair, dores de estômago ou inchaço, causando um mal estar geral.

Muitas vezes, para resolver este problema, as pessoas recorrem ao uso de medicamentos, conhecidos como clisteres e laxantes que ajudam a expelir as fezes. Porém, existem outras formas de combater a obstipação, nomeadamente através da alimentação.

Uma dieta para combater a obstipação será o ideal e mais adequado para acabar com esse problema. Mas antes, devemos de conhecer o que pode provocar a obstipação – prisão de ventre.

O que causa obstipação – prisão de ventre:

  • Estilo de vida sedentário;
  • Alimentação inadequada (alimentos processados);
  • Pouca ingestão de fibras;
  • Gravidez;
  • Lesões no intestino;
  • Uso de determinados medicamentos.

Dicas que deve de seguir para acabar com a obstipação – prisão de ventre:

1. ÁGUA

Mais uma vez, a água! É um componente essencial em todas as funções vitais do nosso organismo, e é um elemento bastante útil no combate à obstipação. Deve de beber no mínimo 2 litros de água por dia, e o primeiro copo de água do dia, deve ser bebido logo pela manhã, em jejum (sem possível água morna com algumas gotas de limão).

2. NÃO ao Sedentarismo! Pratique exercício

Um estilo de vida sedentário, é excelente para sofrer de obstipação – prisão de ventre! Se pretende acabar com isso, evite o estilo de vida sedentário e pratique mais exercício físico. O exercício físico (caminhadas, bicicleta, corrida, etc), é bastante útil para ajudar o seu intestino a trabalhar e desse modo a evitar a obstipação, melhorando desta forma, o trânsito intestinal.

3. Fuma? Já sabe que faz mal, certo?

Se fuma, o pior de saber que faz mal, é que sabe e mesmo assim não evita! Se quer deixar de ter obstipação ou prisão de ventre, comece por deixar de fumar, ou pelo menos reduzir a quantidade de tabaco que consome por dia… Se não pretende deixar de fumar, ou de reduzir a quantidade que fuma, não irá conseguir combater a obstipação

4. Evite alguns alimentos

Existem determinados alimentos que favorecem a prisão de ventre! Para não agravar a situação e evitar a obstipação – prisão de ventre, deverá de ingerir alimentos que melhoram o funcionamento do intestino, e não aqueles que pioram. Fast-food, doces, refrigerantes e alimentos fritos, são as principais categorias de alimentos responsáveis pela obstipação. Se eles fazem parte do seu cardápio, comece por eliminá-los, pois só estão a agravar a sua obstipação

5. Beba chá

Se não bebe tanta água quanto devia, pelo menos beba chá! Ao beber chá também está a ingerir água! Para além de que, alguns chás têm capacidade laxante, e ajudam a controlar a digestão e a melhorar a função intestinal. Os chás para combater a obstipação são o chá de carqueja, o chá de malva e o chá de boldo. Deve beber estes chás diariamente, alternando entre si.

6. Fruta

A fruta ajuda a combater a obstipação – prisão de ventre. Existem algumas com mais eficácia que outras, sendo que as mais ricas em nutrientes são as melhores frutas para combater a prisão de ventre – obstipação: uva, morango, ameixa, amora, abacate, abacaxi, mamão, kiwi, figo…

7. Iogurtes probióticos

O consumo regular de probióticos  ajuda bastante a combater e a eliminar a obstipação – prisão de ventre. Este tipo de iogurtes contém bactérias boas para o organismo que ajudam no bom funcionamento do intestino.

8. Consuma mais sementes

As sementes são ricas em fibras, e as fibras são ótimas para combater a obstipação! Linhaça é a melhor semente para combater a obstipação, uma vez que contém fibras solúveis e também fibras insolúveis. Aliás, as sementes de linhaça são mesmo recomendadas para a prisão de ventre crónica.

Truque para consumir sementes contra a obstipação:

Coloque num copo de água, uma pequena quantidade de sementes de linhaça e deixe-as ficar durante a noite em repouso. No outro dia de manhã, beba esse copo de água (com as sementes), em jejum! Será ótimo para combater a obtipação – prisão de ventre.

Principais alimentos para combater obstipação – prisão de ventre

Existem vários alimentos que se consumidos diariamente, principalmente crus, ou com pouca cozedura, para que contenham uma maior quantidade de fibras, ajudam a combater a obstipação – prisão de ventre.

  • Cereais, trigo, cevada torrada, sementes linhaça, gergelim;
  • Repolho, cenouras, couve-flor;
  • Goiaba, pêra (com casca), uva, maçã (com casca), laranja, tangerina, morango, pêssego, kiwi, abacaxi, mamão, melão, melância;
  • Feijão-fradinho, favas, ervilha.

Dieta para combater a obstipação – prisão de ventre (cardápio)

Poderá seguir este cardápio para combater a obstipação – prisão de ventre se sofrer desse problema.

Lembre-se que para além da alimentação, deverá ingerir ao longo do dia, no mínimo 2 litros de água, e fazer exercício físico, nem que seja uma caminhada de 30 minutos!

  • Café da manhã: Cereais “all bran”, com iogurte probiótico e morangos
  • Meio da manhã: Maçã com casca
  • Almoço: Ovos mexidos acompanhados de arroz integral e salada de cenoura crua, com tomate e ervilhas. Pode acompanhar com uma limonada e comer uma maçã (com casca) ou uvas como sobremesa.
  • Lanche:  Chá de carqueja ou chá de malva ou chá de boldo ou suco de abacaxi ou suco de laranja, com torradas integrais.
  • Jantar: Salmão (grelhado), acompanhado de repolho, couve-flor e batata cozidos. Como sobremesa uma pêra (com casca).

Veja também:

1 Comentário

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *