O que é a Dieta DASH e tudo sobre esta dieta!
A Dieta Dash foi considerada a dieta número um da lista das melhores dietas do ano de 2015!
Este tipo de dieta surgiu após um estudo efetuado numa Universidade dos Estados Unidos que consistia em avaliar qual o impacto das dietas sob a tensão arterial do ser humano…
Muitas pessoas certamente já ouviram falar na dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), cuja siglas significam abordagens dietéticas para travar a hipertensão.
Inicialmente a dieta DASH tinha como grande objetivo baixar a pressão arterial, no entanto com o passar dos anos e com o aperfeiçoamento do estudo, verificou-se que surgiu uma variação no que diz respeito às calorias. Portanto, esta dieta, além de melhorar o perfil metabólico dos pacientes, ainda auxiliava na perda de peso.
Hoje em dia a dieta DASH é conhecida exatamente por estes dois grandes benefícios: Além de prevenir e reduzir a hipertensão, quando aliada à prática de exercício, físico esta dieta ajuda a perder peso.
Em que consiste a dieta DASH?
Este regime de emagrecimento consiste não só na ingestão de quantidades mais generosas de frutas e vegetais, como também na ingestão de cereais, peixe, carnes brancas, laticínios magros e tal como muitas outras dietas, a DASH também limita bastante o consumo de gorduras, açúcar e sobretudo sem fugir à risca, cortar no sal (o aconselhável é ingerir no máximo 2,3 mg por dia – Em pessoas sem outros problemas!! Se porventura tem diabetes, colestrol elevado ou doença renal consulte o seu médico antes de efetuar qualquer tipo de dieta. No entanto, pode ficar consciente de que não deve exceder 1,5 mg).
Depois de uma breve explicação do conceito da dieta DASH, certamente já se apercebeu de que não se trata de uma dieta muito rigorosa, mas que tal como todas as restantes, exige algumas restrições.
Como funciona a dieta DASH?
Não é nada complicado! Mas como em todas as dietas, esta também tem algumas restrições para que consiga atingir os seus objetivos e emagrecer.
1º Restrição: A primeira grande restrição que deve estar muito atento e deve evitar ingerir é o sal, ou seja, na hora de escolher alimentos é preciso estar atento à quantidade de “sódio” que contém o produto que vai consumir… O sal é responsável pelo aumento da pressão arterial, que por sua vez “aperta” os vasos sanguíneos e consequentemente obriga o coração a fazer um esforço muito maior. Portanto, mesmo que não siga a dieta DASH à risca, olhe pela sua saúde e previna-se evitando ingerir grandes quantidades de sal!
2º Restrição: A segunda restrição que a dieta DASH apresenta é a gordura saturada que normalmente encontramos nas carnes vermelhas, no frango, no leite, queijos, óleos (Atenção! Incluindo os de côco), manteigas, banhas, como por exemplo as de porco e as gorduras vegetais. Esta gordura quando é ingerida em excesso pode tornar-se altamente perigosa, visto que se acumula facilmente nas paredes das artérias, de forma a dificultar o fluxo sanguíneo.
Uma pessoa saudável pode consumir até 10% de gorduras saturadas, já um hipertenso tem uma redução para os 6%. Como abordamos um pouco mais atrás, a dieta DASH também estipula um limite para o consumo de açúcar, isto porque o açúcar é um dos agentes que ajuda ao aumento de peso, algo que não é nada favorável aos hipertensos!
Que alimentos posso comer na dieta DASH?
A dieta DASH tal como a maioria das dietas foca-se bastante na ingestão de frutas, legumes e de boas gorduras controladas como por exemplo as que se encontram no salmão, atum, nozes e castanhas.
A dieta DASH foi desenvolvida para uma dose diária recomendada de 2000 calorias por dia, que à primeira vista aparenta ser um número bastante elevado de calorias mas lembre-se de que a maioria dessas gorduras vêm de alimentos saudáveis! Ou seja, são consideradas gorduras inofensivas para o organismo, e acima de tudo, não se esqueça que a dieta DASH deve ser aliada à prática de exercício físico para produzir o efeito contrário às calorias ingeridas!
Regras das quantidades da dieta DASH
Em primeiro lugar, tudo o que toca a grãos, pode consumir 6 a 8 porções por dia, isto claro, incluí o pão, massas e arroz integral, aveia ou cereais. Por isso, tome nota!
Relativamente a carnes magras é aconselhável consumir 6 porções por dia… Mas não se esqueça que o facto de ser carnes magras não quer dizer apenas carnes brancas, mas sim à forma como prepara o alimento: Aposte em grelhados, cozidos, assados de preferência sem óleo, e evite comer as peles tanto da carne como do peixe.
O leite, iogurtes e queijos são as apostas mais recorrentes de lacticínios, opte por aqueles que tenham teor de gordura reduzido ou nulo. Tenha de igual forma atenção aos queijos, isto porque mesmo os mais saudáveis têm um alto teor de sódio.
Quanto aos legumes e verduras deve ingerir 4 a 5 porções diárias e tenha preferência pelos frescos ou congelados. Os enlatados não são boa escolha!!! Uma vez que que já passaram por processos de cozedura e já perderam grande parte dos nutrientes, já para não falar no sódio elevados que muitos adquirem.
Frutas todos nós sabemos que é obrigatório consumir, seja que dieta for, o aconselhável na dieta DASH é a ingestão de 4 a 5 porções diárias. Evite frutas enlatadas porque a maioria tem adição de açúcar e sempre que possível coma fruta com casca, desta forma beneficia da fibra.
Quando se fala em dieta DASH nunca se faz referência à cafeína, o que se sabe é que a cafeína aumenta temporariamente a pressão, por isso, mais vale prevenir do que remediar.
A dieta DASH além de ser uma dieta variada é bastante rica em nutrientes é fácil de seguir porque apesar de ser dieta não restringe muito a nível de alimentos e acima de tudo ensina o ser humano a alimentar-se, por isso, podemos concluir que a Dieta DASH não é bem uma dieta mas sim um estilo de vida.