Os Mitos sobre as Dietas

barriga fita métrica dieta

Já deve ter lido ou ouvido falar, que se pretende emagrecer e perder peso, existem algumas regras que deve de cumprir… Ou caso contrário, não vai conseguir perder peso… Mas será que é mesmo verdade? E aquelas pessoas que seguem essas regras à risca e mesmo assim não perdem peso? Será tudo completamente verdade?

Hoje em dia existem milhares de dietas, e muitas delas dizem ser milagrosas capazes de fazer emagrecer… Nem as melhores dietas se escapam a algumas regras, que dizem ser fundamentais para perder peso! Porém, nem tudo é verdade! Vamos desvendar alguns mitos sobre as dietas!

MITO Nº1: TEM QUE COMER DE 3 EM 3 HORAS

Se tem fome a cada 3 horas, significa que os alimentos que está ingerindo, não estão a ser suficientes para saciar a sua fome, e sustentar a energia que precisa! Obviamente que se tiver um trabalho que exija um grande esforço físico, será necessário comer mais, para sustentar toda a energia que você irá gastar nesse trabalho… Mas caso contrário, comer a cada 3 horas, (só porque dizem que é fundamental, e você está sem fome), só irá sobrecarregar o seu sistema digestivo, e ajudar no aumento de peso.

É essencial que tenha conhecimento do seu tipo de metabolismo para conseguir saciar a sua fome! Comer 3 boas refeições diariamente, pode ser o suficiente para sustentar o dia todo, e mesmo assim emagrecer, sem ter que estar a ingerir alimentos a cada 3 horas… Basta saber quais os alimentos ideais e necessários para sustentar a sua fome ao longo do dia.

MITO Nº2: SE QUER EMAGRECER, SALADA É O MELHOR

Dizem que uma alface é ótima para emagrecer por não conter nenhumas calorias… Isso até é verdade… Mas também não contém nenhuns nutrientes, por isso, ao comer só alface, o seu corpo vai continuar a sentir fome!

As verduras são essenciais na nossa alimentação, isso é certo… A rúcula, a couve, o agrião, etc, são importantes na nossa alimentação diária. Mas se a sua refeição for apenas com salada, irá sentir ainda mais fome e vontade de atacar os doces… Pode incluir a salada na sua refeição, mas faça-a juntamente com feijão, arroz integral, batata-doce, inhame ou rabanete…

MITO Nº3: NUMA DIETA SÓ PODE BEBER CAFÉ (COM ADOÇANTE) E BEBIDAS DIET (TIPO COLA ZERO)

São as piores bebidas que pode beber se pretende emagrecer: bebidas com adoçantes artificiais! O que estas bebidas fazem, é simplesmente “alimentar” o mecanismo que aumenta o estresse e o ganho de peso…

Se pretende perder peso, não tem escolha: ÁGUA! É a melhor bebida para emagrecer. Deve ser a primeira coisa a ingerir durante a manhã, e ir bebendo com regularidade ao longo do dia, principalmente nas horas em que sente fome, isto porque, quando está em dieta, o seu cérebro confunde muitas vezes a sede com fome, ou seja, você pensa que tem fome, mas na verdade é apenas desejo de beber um pouco de água.

MITO Nº4: NA SUA DIETA NÃO PODE FAZER NENHUMA ASNEIRA, SENÃO TEM QUE FAZER EXERCÍCIO PARA COMPENSAR

Tenha calma! Tentações todos temos, e é difícil resistir, isso é certo… Principalmente quando há aquele lanchinho com os amigos, acompanhado de comidas e bebidas boas para ganhar peso.

Existe quem chame a dieta do 90/10, ou seja, 90% das suas escolhas para a sua dieta devem ser conscientes de que é uma alimentação correta e certa para emagrecer, e 10% das escolhas podem ser uns deslizes para conviver com amigos ou para acalmar a sua tentação… Um deslize pode cometer, até é preferível que coma uma fatia de bolo de chocolate para aliviar a sua tentação, do que ficar guardando toda essa vontade para dentro, e depois “atacar” o bolo todo.

MITO Nº5: PARA EMAGRECER TEM QUE FAZER EXERCÍCIO TODOS OS DIAS

Malhar e exigir o máximo do seu corpo todos os dias, não é a melhor ideia para emagrecer, principalmente se tem uma vida sedentária e pretende mudar radicalmente… Se pretende emagrecer, é certo que o exercício é fundamental e ajuda bastante na perda de peso, porém, deverá começar por exercícios ligeiros, como caminhadas, pequenas corridas, alguns minutos de bicicleta, etc… Só depois começa a intensificar os seus exercícios. Porém, não é “obrigatório” fazer exercício todos os dias! Conseguirá emagrecer com 3 ou 4 vezes de exercício físico por semana, ou até menos!

MITO Nº6: PERDER PESO SÓ É POSSÍVEL NUMA ACADEMIA

Exercício físico é um ponto fundamental caso pretenda perder peso. Mas não é obrigatório ir frequentar uma academia… Existem milhares de exercícios que pode fazer sozinho, em casa, na rua, no jardim, na praia, enfim… Não tem que ir para uma academia nem procurar alguém que te ajude na academia… Você mesmo pode ir caminhar, correr, pedalar, fazer algo sozinho e emagrecer!

MITO Nº7: A MELHOR FORMA DE SABER SE A DIETA FUNCIONA, É CONTROLAR O PESO CORPORAL

O peso não é o melhor indicador para saber se a dieta está a ser eficaz… Pode estar a manter ou a ganhar peso, e no entanto a perder barriga, pernas ou ancas… Principalmente se você malhar frequentemente, isto porque, ao malhar com frequência, e ao manter uma alimentação saudável, você está a queimar gorduras, e a ganhar massa muscular! Porém, a massa muscular é mais pesada que a gordura, por isso, pode estar a ganhar peso, e no entanto estar a emagrecer!

Um dos melhores indicadores se a dieta está a ser eficaz, é a sua própria roupa! Se a roupa ficar mais larga, é um indicador de sucesso!

MITO Nº8: DORMIR MUITO ENGORDA! TEM QUE FICAR ACORDADO PARA MANTER O SEU CORPO ATIVO

Passar o dia na cama sem fazer nada e comendo, ou até mesmo dormindo, sim, engorda! Mas se dormir poucas horas, também vai prejudicar a sua dieta. Dormir bem é fundamental para recuperar as energias do seu corpo. Se você dormir pouco (menos de 7 ou 8 horas), ou se a qualidade do seu sono não foi a melhor, o seu corpo irá produzir maior quantidade de cortisol (hormônio do estresse), que contribuí para o aumento de peso e ainda aumenta a sua fome. Durma bem, para perder peso! Dormir poucas horas não é a solução…

MITO Nº9: O ESPELHO É SEU INIMIGO

Quando está em fase de emagrecimento, é normal que goste de se olhar ao espelho e tentar notar as diferenças… Se não gosta do seu peso, se acha que tem peso a mais e precisa emagrecer, enquanto se olha ao espelho, pode ser útil para lhe dar força e motivação para emagrecer… Ao olhar para si, e não gostar do que vê, irá ficar com mais vontade de lutar contra o seu excesso de peso e mudar isso! Portanto, olhe ao espelho, e se está em fase de dieta, mostre-se a si mesmo que precisa perder peso!

Veja também:

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *