Tudo sobre a Dieta TLC – Emagreça e viva melhor com a Dieta TLC
A dieta TLC, do inglês Therapeutic Lifestyle Changes, faz parte da lista do ranking das melhores dietas para seguir no ano de 2015, e é conhecida como “a dieta da mudança terapêutica do estilo de vida”. Esta dieta conta com o apoio da prestigiada associação Norte-Americana “American Heart Association” como regime alimentar saudável para o coração. Tal como a dieta DASH, também a dieta TLC é especialmente destinada a pessoas hipertensas, onde o principal objetivo é controlar o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares.
Considerada uma das melhores dietas do ano de 2015, a dieta TLC promete fazer emagrecer e tal como a dieta DASH, também ajuda a controlar a hipertensão!
Veja aqui também:
O que é a dieta DASH e tudo sobre esta dieta
O “segredo” da dieta TLC é reduzir drasticamente o consumo de gorduras, sendo que as saturadas são as principais que devem ser evitadas, uma vez que são as principais responsáveis pelo aumento dos índices do mau colesterol (LDL).
A dieta TLC é muito mais do que uma simples dieta, quase que pode ser considerada como uma reeducação alimentar e é um regime que deve fazer parte do seu dia a dia, por isso, a dieta TLC , é uma dieta que não deve ser só feita enquanto se pretende ir perdendo peso, mas sim durante um longo prazo.
Por onde começar a dieta TLC:
O primeiro passo para começar a praticar esta dieta é começar por estipular o seu objetivo principal, uma vez que esta dieta tanto pode servir para controlar os níveis de colesterol no organismo como para emagrecer.
Depois de escolher o seu objetivo:
Se o seu objetivo é controlar os níveis de colesterol, então o melhor e mais correto, será apostar numa dose diária recomendada para homens de 2000 calorias e 1800 calorias para mulheres.
Por outro lado, se o seu objetivo é emagrecer com a dieta TLC então deve praticar uma dieta com uma dose diária recomendada de 1800 para homens e 1600 calorias para as mulheres.
NÃO ESQUECER!!!: Esta dieta restringe drasticamente as gorduras saturadas, ou seja, o total das calorias ingeridas diariamente não devem conter mais do que 7% de gorduras saturadas. Para evitar que a gordura saturada atinja estes valores, evite comer queijos e enchidos.
Frutas e legumes
Tal como as restantes dietas, a dieta TLC também não foge à regra no que diz respeito à ingestão de frutas e legumes. Estes devem ser ingeridos frescos e recomenda-se que estejam sempre presentes nas refeições principais.
Lacticínios
Em relação aos lacticínios, deve optar por produtos magros ou desnatados, visto que a gordura do leite integral e queijos amarelados não são muito adequados para quem pretende prevenir ou diminuir os níveis de colesterol.
Grãos
Se gosta de grãos, então apostar em frutos secos em quantidades moderadas seria uma excelente opção e sempre que apetecer ingerir algo com açúcar opte por peças de fruta que contêm açúcar natural (Nota – Se puder, evite as bananas e as uvas. São das frutas que contêm mais açúcar natural).
A confeção dos alimentos
Relativamente à confeção dos alimentos não deve ser difícil adivinhar que tal como em vários regimes alimentares, também a dieta TLC aposta em alimentos que sejam grelhados, cozidos e também assados, e principalmente SEM MOLHOS!
Sempre que ter em mente iniciar uma nova dieta, principalmente se for alguma dieta em específico, deverá de consultar sempre um nutricionista para não correr o risco de falhar em algo essencial para a sua saúde.
Plano alimentar para a Dieta TLC:
Para ajudar a elaborar um plano alimentar fica aqui um exemplo de um regime alimentar para um dia:
Café da manhã (escolha um dos seguintes):
– 1 Xícara de chá de aveia
– 1 Xícara de chá de leite desnatado
– 1/4 de Xícara de chá de passas
– 1 Xícara de chá de melão em cubos
– 1 Copo de sumo de laranja
– 1 Xícara de chá de café com 2 colheres de leite desnatado
Almoço: 1 sanduíche de carne assada:
– 1 Pão de trigo pequeno
– 1 Fatia de lombo de boi assado
– 1 Fatia de queijo suíço magro
– 2 Folhas de alface romana
– 2 Fatias médias de tomate
– 2 Colheres de chá de mostarda
Ou em alternativa: Salada de massa:
– 1/2 Xícara de chá de massa + 1/4 Xícara de chá de mistura de vegetais
– 1 Colher de chá de azeite virgem
– 1 Maçã média
– 1 Copo de chá gelado sem açúcar
Jantar
– 1 Peixe vermelho pequeno cozinhado em duas colheres de chá de azeite virgem
– 1 Colher de chá de queijo parmesão
– 1 Xícara de chá de arroz
– ½ Xícara de chá de brócolos refogados com uma colher de margarina magra
– 1 Xícara de chá de morangos com 1/2 xícara (chá) de iogurte gelado sem açúcar
– 1 Copo de água
Como lanche entre as refeições, pode ingerir:
– Uma quantidade de pipoca equivalente a 2 xícaras de chá
– 1 Xícara de chá de pêssego em calda
– 1 Copo de água
De qualquer modo, não se esqueça que a prática de exercício físico é fundamental para aliar à dieta TLC. Esta é uma excelente aposta para as pessoas que têm o colesterol com níveis elevados. Esta dieta é equilibrada e apresenta uma escolha bastante diversificada de alimentos, desde que seja ingerida com moderação e sem quebrar as regras estipuladas.